Página de "Nova Aba" em diferentes navegadores

Conta o blog da Mozilla que a decisão de deixar a página de Nova Aba do Firefox em branco foi feita após muita pesquisa com os usuários. Quando você abre uma nova aba em outros navegadores (como o Chrome e o Safari), eles mostram uma página especial de Nova Aba que apresenta links para os websites que você mais acessa – ou que acessou recentemente.

A iniciativa partiu da suspeita que muita informação naquela página acabaria distraindo os usuários de chegarem no destino que eles pretendiam ao abrirem a nova aba. A partir de análise das métricas do navegador (em um programa piloto chamado Test Pilot, que eles realizam com cerca de 3 milhões de usuários), eles perceberam alguns dados interessantes que mais para frente ajudarão a comprovar -ou não- a suspeita.

Diariamente, um usuário médio do Firefox:

  • Abre 11 novas abas
  • Carrega 7 páginas
  • Visita 2 domínios únicos
  • Visita 2 páginas em uma mesma aba antes de fechá-la

O bacana é que eles conseguem medir COMO as pessoas acessam um site ao abrirem uma nova aba – seja digitando a URL na barra de endereços, usando o autocomplete, usando o dropdown com os endereços mais recentes ou mesmo digitando algo no campo de busca que fica logo à direita da barra. Veja abaixo:

Métodos de navegação mais usados

A pesquisa ainda está em andamento e o próximo passo consiste em testar diferentes variações para a página de Nova Aba, que por enquanto está em branco.

Se você quiser acompanhar o andamento dessa história, vale seguir o blog do projeto Test Pilot da Mozilla. É nesse teste que eles vão descobrir se o excesso de informação na nova aba pode realmente atrapalhar o usuário ou não. E quem sabe daqui a algumas semanas essa página não estará mais vazia :)

Fabricio Teixeira
Curador @ Blog de AI, Diretor de UX @ R/GA NY, Updater @ Update or Die, UX Professor @ Miami Ad School. No meio de tantas siglas, de vez em quando acha tempo para compartilhar palavras inteiras por aqui.
Fabricio Teixeira
Fabricio Teixeira