UX Tools

Hoje em dia não dá mais para usar a desculpa de “ah, se eu tivesse a ferramenta certa meu trabalho seria muito melhor”. Simplesmente não dá. Existem dezenas de ferramentas online (e muitas vezes gratuitas) para cada uma das etapas do fluxo de trabalho de um UX Designer.

Quer fazer um wireframe rápido e mandar o link para outra pessoa testar? Existe uma ferramenta para isso. Quer fazer pesquisa com usuários e divulgar nas redes sociais segmentando por perfil demográfico? Também existe uma ferramenta para isso. E o mesmo cenário se repete para protótipos, testes de usabilidade, entrevistas em profundidade, organização de dados, analytics, eyetracking e qualquer outro exercício de design centrado no usuário que você possa imaginar. Em muitos casos você consegue testar várias ferramentas rapidamente e escolher qual a melhor para o seu projeto.

Foi pensando nisso que Caio, Bruno e eu montamos uma lista com as nossas ferramentas favoritas para cada uma dessas etapas. Além das nossas favoritas, claro, incluímos na lista uma série de outras ferramentas que ouvimos falar a respeito e que já usamos alguma vez.

O trabalho começou com uma extensa etapa de levantamento de dados – todas as ferramentas que conseguimos encontrar por aí. Depois tabulamos tudo em um Google Spreadsheet, separamos em categorias e partimos para a bateria de testes. Criamos critérios para avaliar cada uma e, depois de algumas semanas de trabalho chegamos em uma lista que acreditamos ser útil para outros UX Designers usarem e compartilharem por aí.

Então aí vai o link: UX Tools >